JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Sociedade J.A: JA simples e eficiente

COMO ORGANIZAR UM CULTO JA SIMPLES E EFICIENTE



O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar extremamente importante. Ele é o programa onde os jovens se desenvolvem e tem momentos de adoração. Por disso, é preciso buscar maneiras de fortace-lo.



Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Para alguns ele e apenas um show que só deve ser feito quando existirem estrelas para participar (Um grupo, um orador, etc.). Outros o encaram como um compromisso desgastante demais, que não pode ser feito todo o Sábado porque não existem idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar.







Agora, pense comigo: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem programa quando eles não existem? É justo deixar de fazer o Culto JA por considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da

igreja? O que você e eu diríamos se o Pastor distrital decidisse fazer o culto de oração da Quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo, não? Ai é que vem a questão: porque muitas vezes achamos que com o Culto JA é diferente? É preciso criar consciência de que o culto JA é um programa do módulo semanal da igreja como os demais. Um bom líder de jovens organiza seu planejamento de modo a não passar nenhum em branco.







Para tornar o Culto JA mais eficiente e menos trabalhoso é necessário sistematizar seu funcionamento estabelecendo as partes fundamentais, de modo que seja fácil prepara-lo. A fórmula BOLETIM pode lhe ajudar para isso. Cada letra da palavra significa uma parte que deve ser desenvolvida durante o culto JA.

Variando a ordem e a forma de apresentação de cada parte, o programa se torna mais dinâmico. O importante é não perder tempo pensando em como construir o programa. BOLETIM é uma fórmula que envolve todas as principais ênfases e propósitos do Ministério Jovem e também do próprio Culto JA. Conheça cada uma das partes:







· Bíblia (7 min):



· Oração (5 min):



· Louvor (7 min)



· Envolvimento (10 min)



· Testemunho (7 min)



· Incentivo/informações(5 min)



· Mensagem (15 min)



Tempo Total do programa – 56 min.







Algumas sugestões para ampliar as alternativas das partes básicas do Culto JA, mantendo-o dentro do BOLETIM:



Bíblia (7 min):



· Texto escolhido na linguagem de hoje;



· Versões diferentes (explicar);



· Bíblia mais antiga/nova;



· Textos difíceis;



· Pessoas falam o verso favorito e por quê;



· Curiosidades Bíblicas;



· História de como a Bíblia transforma vidas;



· Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer;



· Leitura Bíblica:



· Um leitor;



· Dois leitores;



· Jogral;



· Quatro leitores alternadamente;



· Leitura responsiva por rapazes e moças;



· Leitura responsiva feita por um lado do auditório de cada vez;



· Leitura por família;



· Leitura ilustrada. A medida que a leitura vai sendo feita as imagens a ilustram;



· Usar um fundo musical caracterizado.



Oração (5 min):



· Oração dois a dois;



· Como orar;



· Oração silenciosa;



· Tipos de oração;



· Pedidos especiais;



· Oração na Bíblia;



· Orações respondidas;



· Oração em cadeia;



· Corrente de oração;



· Pessoa escolhida orando;



· Alguém que teve uma oração respondida;



· Oração responsiva;



· Oração em grupo ou família;



· Oração membro + visita;



· Oração cantada;



· Pedidos de oração em uma frase;



· Amigo secreto de oração;



· Orações por problemas específicos;



· Momentos de promessas sobre a oração;



· Pessoas de diferentes grupos a cada semana para orar. Avós, pais, jovens, solteiros, universitários, juvenis, etc.



· Oração feita por três pessoas. Uma responsável pelo louvor, outra por ações de graças e a terceira pela intercessão;



· Oração infantil.



Louvor (7 min)



· Cântico congregacional;



· Música especial;



· Música com um instrumento raro;



· Monólogo – letra lida enquanto a música é tocada;



· Hino ilustrado – enquanto é cantado imagens o ilustram;



· Dados sobre música;



· Cântico novo;



· Louvor na Bíblia;



· Talento musical;



· Projeto serenata;



· Concurso musical;



· Noções elementares sobre música;



· Conhecendo instrumentos musicais;



· Hinos e cânticos conhecidos e tocantes;



· Aprender músicas e cânticos novos;



· Moças cantam uma estrofe e rapazes outra;



· Dividir o auditório em duas partes;



· Preparar história de hinos que tenham ligação com as partes apresentadas;



· Usar cânticos em ritmo marcial, hinos devocionais, etc.;



· Usar Slides, Transparências, Apresentações em Power Point, com hinos;



· Hinos em ordem alfabética (tomar por base algum hinário);



· Participação de crianças;



· Música instrumental;



· Solos;



· Duetos;



· Trios;



· Quartetos;



· Conjuntos;



· Festivais (solos ou duetos inéditos, quartetos, conjuntos, corais, etc.);



· Selecionar as músicas para evitar os exageros.



Envolvimento (10 min)



· Atividades de grupo;



· Conheça seu irmão;



· Saudação aos visitantes;



· Concursos:



· Por idades;



· Por equipes;



· Curiosidades da Bíblia;



· Devoção Matinal;



· Concurso de oratória - tema no início do programa, mensagem no final;



· Se fizer um concurso com duração além de um programa, não ultrapasse dois meses para não perder a motivação;



· Gincana:



· Entre idades;



· Equipes livres;



· Entre GAJAs;



· Divisão por sorteio:



· Atividades sugestivas:



· Dividir partes dos cultos JA entre as equipes;



· Cegos com Bíblia em Braile;



· Discurso de uma pessoa que nunca falou em público;



· Trazer ex-Adventistas;



· Trazer alguém importante da região e homenagear-lhe;



· Casal para cantar um dueto;



· Alguém que toque harpa junto com alguém que cante;



· Bíblias antigas;



· Visitas a hospitais;



· Alimentos e objetos para as Dorcas;



· Etc.



· Evite:



· Imitar a televisão;



· Torcidas dentro da igreja (Não incentive nem permita);



· Tarefas que não tenham ligação com atividades religiosas ou espirituais.



Testemunho (7 min)



· Por que sou Adventista;



· Uma benção da semana;



· História de minha conversão;



· História missionária;



· Alguém que venceu um mau hábito ou pecado;



· Jesus no dia a dia – como Jesus influencia o dia a dia;



· Testemunho em vídeo.



Incentivo/informações(5 min)



· Ano Bíblico;



· Meditação matinal;



· Lição da Escola Sabatina;



· Curso de leitura JA / Juvenis;



· Presença nos programas;



· Programas que vem aí;



· Jornal JA;



· Resultados de atividades;



· Informações:



· Interrupções planejadas;



· Recursos audiovisuais;



· Perguntas e respostas;



· Apresentar como se fosse notícia;



· Duas pessoas dando o anúncio em uníssono ou de forma alternada;



· Entregando cartão escrito no sábado pela manhã;



· Gravar em cassete a mensagem;



· Desenho num quadro negro;



· Cartaz.



Mensagem (15 min)



· Meditação;



· Ação Jovem;



· Dinâmica de grupo;



· Painel;



· Um recado de Ellen White;



· Pregador Juvenil;



· Encenação;



· Um orador;



· Alguns oradores;



· Perguntas e respostas;



· Vídeo;



· Slides;



· Entrevista;



· Mesa redonda;



· Reportagem;



· Lições objetivas;



· Debate:



· Palestrante especializado;



· Discussão entre os jovens com apresentação das definições;



· Discussão pública;



· Perguntas a um grupo preparado para responde-las;



· Temas interessantes:



· Recreação;



· Cinema/ TV/ Filmes;



· Casamento;



· Profissões;



· Amizades;



· Moda;



· Jogo;



· Sexo;



· Namoro;



· Drogas;



· Homossexualismo / Lesbianismo / Bissexualismo;



· Masturbação;



· Música;



· Pecado;



· Tentação;



· Etc.



É importante variar esporadicamente também o local:



· Ar livre;



· Beira de um rio;



· Bosque;



· Beira de um lago;



· Sítio;



· Em outras Igrejas;



· Praça pública;



· Asilo;



· Na casa de um jovem;



· Em uma Creche.


Colaborador: Regiane dos Santos